As organizações enquadradas no regime tributário Simples Nacional, um dos mais adotados em todo o país, se deparam com uma série de obrigações contábeis. Logo, deve-se buscar o apoio de um escritório de contabilidade para empresas do Simples Nacional.
Sem sombra de dúvidas, os serviços contábeis se apresentam como indispensáveis na gestão de toda e qualquer empresa.
Isso porque, diante de uma legislação complexa, as empresas brasileiras precisam arcar com uma série de impostos, fora as obrigações acessórias. O que faz com que muitas delas encontrem dificuldades em se manter em conformidade.
Contar com o apoio de um contador especializado se apresenta como indispensável para garantir que uma empresa esteja em dia com a legislação. Fato que minimiza as chances de enfrentar problemas com o Fisco.
Sendo assim, você poderá compreender, por meio deste conteúdo, qual é a importância da contabilidade para empresas do Simples Nacional. Leia com atenção e descubra os principais benefícios por trás de um serviço contábil!
Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Como estruturar a área comercial da sua empresa contábil
Quais as especificidades do Simples Nacional?
Ao abrir uma empresa, todo e qualquer empreendedor deve escolher qual o melhor regime tributário para a sua empresa. Esta decisão é a que determina as regras e como será feito o recolhimento de impostos.
Uma das opções mais adotadas em todo o país é o Simples Nacional, uma vez que ele traz consigo uma maior praticidade para as empresas.
Estamos falando de um regime tributário criado em 2006, por meio da Lei Complementar 123, com o foco voltado para micro e pequenas empresas, o que inclui também quem atua como Microempreendedor Individual (MEI).
A principal vantagem por trás do Simples Nacional se encontra na redução das burocracias e no valor pago por meio de impostos. Isso porque, a cobrança ocorre de forma unificada, por meio de uma única guia.
Ou seja, as empresas, ao invés de lidar com diferentes prazos e valores, agora pagam os seus impostos de uma vez só. O que acaba proporcionando uma maior praticidade no momento de efetuar o pagamento.
Uma dúvida muito comum quando falamos no Simples Nacional, diz respeito à quais empresas podem escolhê-lo como regime tributário. Confira a seguir!
Quais empresas podem optar pelo Simples Nacional?
Não são todas as empresas que podem optar pelo Simples Nacional como regime tributário. Afinal de contas, existem alguns fatores que determinam quem pode ou não ser enquadrado neste modelo de tributação.
Fatores como faturamento, porte, atividades, tipo de empresa e constituição societária são fundamentais na escolha do Simples Nacional.
Desta maneira, acompanhe a seguir quais são as principais especificidades por trás deste regime tributário:
- Faturamento anual de, no máximo, R$ 4,8 milhões;
- Não possuir sócios que residem em outros países;
- Ser Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP);
- O CNPJ não pode ter participação no capital social de outra empresa;
- Entre outros fatores.
Por mais que as empresas do Simples Nacional encontrem uma maior praticidade nas suas responsabilidades tributárias, isso não significa que elas não possuem obrigações que devem ser cumpridas.
É o que torna o papel da contabilidade para empresas do Simples Nacional tão relevante. A seguir, descubra como um contador especializado pode contribuir no dia a dia da gestão tributária da sua empresa!
Leia também o nosso conteúdo sobre o seguinte assunto: Como definir metas comerciais para sua contabilidade?
Como é a atuação de uma contabilidade para empresas do Simples Nacional?
Uma empresa, desde que esteja enquadrada no regime tributário Simples Nacional, encontra diante de si algumas rotinas contábeis.
Mesmo que o recolhimento de impostos seja feito por meio de uma guia e entregue de uma vez só, as empresas do Simples também precisam enviar algumas obrigações acessórias para os órgãos de fiscalização.
Ao não cumprir com as suas obrigações, uma empresa pode acabar tendo que lidar com multas e penalidades.
E, diante de um contexto de crise financeira, nenhuma empresa gostaria de acumular dívidas e ter gastos extras, correto?
Sendo assim, ter à disposição o suporte de uma contabilidade para empresas do Simples Nacional se apresenta como uma estratégia bastante válida. A seguir, confira quais são as principais rotinas contábeis nas quais o contador atua!
1. Notas fiscais
Uma das principais rotinas contábeis de uma empresa optante pelo Simples Nacional é a emissão de notas fiscais. Aqui, temos um documento que deve ser emitido, de forma obrigatória, após cada transação comercial feita.
Hoje, é possível encontrar três opções distintas de notas fiscais. Confira a seguir quais são os principais exemplos:
- NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
- NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica);
- NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica).
Quando uma empresa não faz a emissão de suas notas fiscais, ela pode se deparar com alguns problemas. Logo, diante de tantas responsabilidades na gestão empresarial, o contador pode se encarregar de lidar com esta obrigação.
2. Escrituração fiscal e contábil
A escrituração fiscal e contábil também cumpre um papel de suma importância na gestão de uma empresa do Simples Nacional.
Desta maneira, uma das responsabilidades do contador é manter o registro e controle dos livros utilizados na gestão fiscal de uma empresa, como:
- Livro Caixa;
- Livro Registro de Inventário;
- Livro Registro de Entradas;
- Livro de Serviços Prestados e Tomados.
Aproveite para entender sobre: Vendas B2B: O que são e como impulsionar seu crescimento com 6 táticas altamente eficazes
3. Emissão e pagamento do DAS
A contabilidade para empresas do Simples Nacional também atuam no processo de recolhimento de impostos. Mensalmente, é necessário fazer a emissão do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), efetuando assim o seu pagamento.
Estamos falando da guia de recolhimento responsável pela unificação dos impostos pagos pelas empresas do Simples Nacional. Nela, podemos encontrar os seguintes impostos:
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- Contribuição do PIS/Pasep;
- CPP – Contribuição Patronal Previdenciária.
Além disso, o contador também deverá atuar em outras obrigações, como o envio de informações por meio do eSocial e das declarações mensais e anuais referentes à realidade financeira e fiscal de uma empresa.
Portanto, a contabilidade especializada para empresas do Simples Nacional cumpre um papel de suma importância. Afinal, agora todas as demandas contábeis podem ser desempenhadas com uma maior eficiência.
Deseja saber mais sobre os tipos de contabilidade? Talvez você se interesse pelo artigo: Contabilidade: O que é, Conceito e Objetivos da contabilidade