Contador Agora

Passo a passo de como abrir um escritório de contabilidade

Não é novidade que o sonho de ter o seu próprio escritório faz parte da vida de muitas pessoas. Isso não é diferente para os profissionais contábeis. Em um mundo com cada vez mais inovações, possibilidades de negócio e oportunidades, essa vontade de abrir uma empresa fica ainda maior. 


Além disso, atualmente o processo de abertura de uma empresa está um pouco menos burocrático e complicado. Isso porque já é possível criar um negócio próprio pela internet, como o caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo. 


Ademais, na área da contabilidade, as atualizações do mercado e da legislação fizeram com que o contador adquirisse um papel mais estratégico do que operacional nas empresas. Isso porque, há muito tempo, esse profissional deixou de cuidar apenas das finanças e passou a auxiliar líderes e gestores na tomada de decisão


Outro fator importante é que o mercado de trabalho para o contador está cada vez mais favorável. Isso porque, com o aumento do surgimento de novas empresas, as oportunidades de trabalho também aumentaram. No Brasil, as organizações classificadas em ME e EPP, por exemplo, são obrigadas a ter um setor exclusivo de contabilidade.


Além disso, as oportunidades para abrir novas empresas também crescem. Isso faz com que contadores tenham mais vontade de abrir um escritório de contabilidade por conta própria. Esses dois fatores juntos contribuem para um cenário extremamente positivo para o profissional contábil que deseja abrir seu próprio negócio obter sucesso.


Levando em consideração os aspectos citados acima, o caminho do empreendedorismo é ideal para se destacar no mercado contábil. Por isso, se você quer saber o passo a passo para abrir um escritório de contabilidade, continue lendo esse artigo!

Como abrir um escritório de contabilidade?


O contador é um profissional bastante requisitado, visto que o seu trabalho é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. Pensando no aproveitamento dessa alta demanda, grande parte dos estudantes, autônomos e empregados da área pensam em abrir seu próprio negócio. 


Porém, antes de iniciar esse processo, é preciso compreender que abrir um escritório de contabilidade não é uma tarefa fácil. Isso porque, assim como para qualquer área profissional, o processo de abertura de empresa possui diversos desafios. 


Sendo assim, é preciso um vasto conhecimento sobre a legislação, gestão e, claro, sobre tudo que envolve a contabilidade. Desse modo, é necessário bastante esforço dos empreendedores para que o negócio tenha êxito no mercado.


Portanto, para abrir um escritório de contabilidade é preciso compreender e realizar alguns processos importantes. 

Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)


Antes de qualquer coisa, é fundamental ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Isso porque a Lei Nº 9.295/46 tornou obrigatório esse registro para todos os profissionais da contabilidade no Brasil.


Desse modo, para exercer a profissão de contador legalmente, é preciso seguir o que está determinado pela legislação. 

Registros nos órgãos públicos


Toda empresa precisa ser formalmente registrada nos órgãos públicos. Isso porque, para que a abertura de uma empresa ocorra de acordo com a lei e possa operar suas atividades de forma legal, é necessário seguir alguns protocolos mais burocráticos. 


Entre os órgãos públicos que uma empresa precisa ser registrada estão:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (para a obtenção do CNPJ);
  • Entidade Sindical Patronal (obrigatório a contribuição sindical anualmente);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Sistema de Conectividade Social — INSS/FGTS da Caixa Econômica Federal;
  • Alvará de funcionamento da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

Elaborar um planejamento


Após todos os registros serem feitos, o próximo passo é a elaboração de um planejamento. Isso pode ser feito através do modelo de negócios e do plano de negócios. Ambos são documentos muito importantes e fundamentais para obter uma visão geral, ampla e clara dos objetivos da empresa. 


Os contadores, mais do que ninguém, sabem que gerenciar uma empresa não é fácil. Portanto, é imprescindível contar com um bom planejamento para abrir um escritório de contabilidade. Para que isso seja feito de forma eficiente, adequada e efetiva, é necessário que o plano de negócios defina:

  • Os serviços que serão oferecidos;
  • A especialidade do escritório (caso não seja generalista);
  • O público-alvo;
  • O investimento inicial necessário;
  • A viabilidade da empresa no mercado;
  • Os aspectos financeiros;
  • O diferencial para se destacar entre os concorrentes.


Sendo assim, o planejamento nada mais é do que a montagem da estrutura que o escritório de contabilidade precisa para funcionar adequadamente. Isso permite que os empresários tenham mais facilidade em conduzir os negócios e se prepararem para possíveis desafios futuros. 

Fazer uma pesquisa de mercado


Nada mais importante antes de abrir um escritório de contabilidade que o entendimento do mercado no qual ele estará inserido. Portanto, fazer uma pesquisa de mercado é importante, pois ajuda a identificar:

  • Oportunidades;
  • Riscos;
  • Dificuldades;
  • Necessidades dos clientes;
  • Concorrentes (o que oferecem, os preços, as estratégias, etc.).


Além disso, a pesquisa de mercado é importante para que um escritório de contabilidade se estabeleça com firmeza e tenha uma visão ampla da área contábil. Isso porque ela favorece e facilita a definição de estratégias que serão tomadas para atingir os objetivos. 

Definir a equipe de trabalho


Assim como para todos os negócios, para que um escritório de contabilidade tenha sucesso, é muito importante contratar funcionários qualificados. Para isso, é importante que o empreendedor defina os pré-requisitos para as vagas, as descrições dos cargos e as funções a serem desempenhadas. 


Além disso, no momento em que forem realizados os processos de seleção e recrutamento, é necessário examinar os candidatos com muito cuidado. Portanto, nesse processo, o ideal é descobrir algumas características dos profissionais, como:

  • A atividade na qual o candidato possui mais habilidade;
  • Objetivos profissionais e pessoais;
  • Experiências anteriores;
  • Gostos, valores, competências.


Isso é importante tanto para estabelecer um bom relacionamento desde o início com os possíveis futuros colaboradores. Além disso, focar nesses aspectos no momento da avaliação de candidatos permite a contratação de profissionais qualificados e que combinem com os valores da empresa


Definir softwares para otimização


Atualmente os processos contábeis estão cada vez mais otimizados. Isso porque, com as inovações tecnológicas, foi possível diminuir a quantidade de documentos físicos a serem manuseados. Portanto, muitas atividades em escritórios de contabilidade são otimizadas por softwares


Para acompanhar as inovações e se manter competitivo no mercado, é preciso definir um software que será utilizado no escritório. Atualmente existem diversas opções que podem auxiliar os serviços contábeis. 


Entre as vantagens de utilizar softwares está a possibilidade de armazenar e acessar todos os arquivos em um mesmo lugar — conhecido como armazenamento em nuvem. Isso permite que os funcionários acessem os documentos com facilidade, sem perder tempo procurando no meio de inúmeras pilhas de papel. 

Padronizar tarefas


Pensando nas tarefas em um escritório de contabilidade, o ideal é estabelecer padrões para que tudo seja feito de maneira mais efetiva. Isso porque, ao definir processos e padronizar execuções e entregas, é possível otimizar a execução dos trabalhos, visto que não é preciso pensar em qual ação tomar para situações semelhantes. 

Definir estratégias de marketing


Um dos pontos principais para o sucesso de qualquer negócio é criar estratégias de marketing. Isso porque é essa prática que será responsável pela divulgação dos serviços de um escritório de contabilidade e, consequentemente, contribuirá para atrair mais clientes


Desse modo, é fundamental montar um plano de marketing. Atualmente, com o mundo cada vez mais tecnológico, investir no marketing digital pode contribuir para resultados positivos. Porém, também se faz necessário contar com os métodos tradicionais de divulgação, como banners, outdoors, etc. 


Para abrir um escritório de contabilidade, investir no marketing contábil pode contribuir para que o negócio tenha grande alcance. Isso gera a expansão da empresa, de modo que mais pessoas tomem conhecimento do serviço prestado e se tornem clientes. 


Para aumentar o seu conhecimento, leia também: Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa no Brasil!


Após isso, que tal colocar todas essas dicas em prática e abrir o seu escritório de contabilidade

Passo a passo de como abrir um escritório de contabilidade
Navegue
Acompanhe nosso Podcast:

Últimos Vídeos do Canal

Acompanhe dicas para ajudar no crescimento do marketing e das vendas da sua empresa contábil.